Diogo Cordovil da Silva Cordeiro Etc. - Ao encontro do caminho de maior potencial coletivo

Partilho aqui uma pequena história do meu percurso na Mediação de Conflitos, em que me coloco como observador de mim mesmo, utilizando a 3ª pessoa :-).

Tendo iniciado o seu percurso académico e profissional ligado às áreas da Engª eletrotécnica e depois na Consultoria Informática, o Diogo desenvolveu um gosto particular pela resolução de problemas, e além disso, pela sua clareza e compreensão.

Começou o seu percurso na Mediação de Conflitos em 2014, com a Formação em Mediação com Dupla Certificação, Pública e Privada, pelo ICFML e em parceria com a Fac. de Direito da Univ. Nova de Lisboa.

O que o levou até à mediação de conflitos?

A opção por fazer o curso surgiu num contexto de integração de diferentes situações na sua vida: um teste de “orientação vocacional” que fez no antigo IOP - Instituto de Orientação Profissional; uma oficina de Eneagrama de Personalidade -> em que ambos apontavam para a mediação; e o processo de saída de uma empresa que ajudou a criar, que foi bastante desafiante e poderia ter beneficiado da presença de um mediador de conflitos.

A separação dos seus pais aos 17 anos também foi algo que lhe trouxe novas perspetivas sobre a vida, sendo que o processo de divórcio foi pacifico no que toca a encontrar um acordo, na altura com o apoio de um advogado que terá mediado o processo.

E depois desse primeiro curso, o que aconteceu?

No decorrer do curso pediam para realizar um artigo original, e escolheu fazer um inquérito para perceber o “mercado profissional” da mediação de conflitos em Portugal.
Isso deu origem a uma ideia de roteiro da mediação de conflitos, que veio a originar, já depois do curso e com a vontade de continuar esse trabalho, um “movimento” pela Mediação de Conflitos (mais info em www.mediacaoconflitos.org).

Participou em mais alguns cursos e oficinas ligadas à mediação, em simultâneo com o seu desenvolvimento enquanto facilitador de aprendizagem e de dinâmicas de grupo e em específico em ferramentas de governação colaborativa (sociocracia/Sociocracia 3.0).

É também associado independente da Federação Nacional de Mediação de Conflitos, tendo facilitado no passado dia 16 de Junho uma parte do encontro desta Federação, a dinâmica de reflexão sobre formas de colaboração em torno da Mediação.

Em paralelo com estas atividades o Diogo procura o seu desenvolvimento pessoal de forma consciente; é companheiro e desde 2017, pai.

Atualmente está também inscrito no curso de mediação de conflitos familiares no IMAP.

Em paralelo com as atividades de facilitador e de participação no mundo da mediação, o Diogo continua a desenvolver e aplicar as suas competências na área da informática e desenvolvimento Web, dando origem a projetos como este do Fórum Mediação e um outro que visa convidar os cidadãos comuns a refletir e participar na definição das regras e políticas que os afetam. (https://pt.plurilogue.net)

Para mais informações e ver o curriculum que estruturei em torno da área da Mediação, poderão ver: https://docs.google.com/document/d/1MVTSqsyvYdiZUS9zfxQ4kjbuYpR3OjVU_AP0KmtCrC0/edit .

E qual é a motivação para estar neste fórum?

Bom, enquanto pessoa e profissional que está a desenvolver e a aprofundar as suas competências na mediação de conflitos, interessa-me:

  • conhecer e manter ligado às pessoas que se interessem por estes temas,
  • dar a conhecer o meu trabalho enquanto mediador, facilitador (e criador de fóruns :slight_smile: ),
  • criar parcerias com outras pessoas - mediadores e não só,
  • refletir em conjunto sobre o papel da mediação e o que podemos fazer em conjunto para dar a conhecer a mediação nos contextos em que a mesma faz sentido
  • e contribuir para uma sociedade mais esclarecida e com uma capacidade de se re-equilibrar rapidamente em situação de conflito.

Neste espaço online, acredito que podemos ultrapassar barreiras geográficas e temporais e que de alguma forma se potenciam todos os pontos acima.


Possam colocar aqui qualquer questão sobre este percurso, e se participaram em alguma parte dele, seria muito enriquecedor contar com a vossa perspetiva sobre o mesmo, pelo que fica o desafio a partilhá-la como resposta a este texto.

1 Like

Atualizei o meu nome “online” para Diogo Cordovil da Silva Cordeiro Etc. , em jeito de celebração da minha existência e de agradecimento aos meus pais e antepassados, por tudo o que de bom fizeram e me permitem SER hoje, recriando o amanhã a cada instante.

O Etc. surge da realização que na tentativa de descrever uma pessoa, há sempre mais algo a dizer. E querendo eu para a minha vida uma identidade em constante “expansão”, no sentido de me poder rever e colocar nos pés de qualquer outro ser, remeto para o Etc. essa possibilidade.

E que, ao escrevê-lo, possa eu também praticá-lo a cada instante.