Quem e onde se ensina e pratica "mediação" em Portugal ?

Convido a todos a que neste tópico partilhem sobre locais que conheçam que se dediquem à prática e ao ensino da Mediação de Conflitos em Portugal, bem como técnicas específicas que podem ser utilizadas em mediação. No final do mesmo começo uma lista.

Uma questão que observo é que existem inúmeros cursos de mediação em Portugal e várias pessoas com formação específica em mediação de conflitos. Quantas é uma pergunta para quem souber responder. (A Federação de Mediação de Conflitos FMC será provavelmente a entidade com maior capacidade de resposta a este tema, considerando que agrupa diversas associações).

Além disso, existem vários outros cursos focados em técnicas específicas que podem ser usadas em mediação (p.ex. a Comunicação Não Violenta, a PNL, etc.) e outros onde uma espécie de mediação de conflitos acaba por ser praticada ainda que integrada noutros contextos (advocacia, psicologia), existindo ainda outras áreas onde uma atividade mediadora é praticada, sendo exemplos a mediação imobiliária, mediação de seguros, a gestão de condomínios e qualquer tipo de “agência”, sindicato e união. Basicamente onde houver um intermediário - seja um gestor de fornecedores, de projetos ou outro, existe o potencial para um mediador de conflitos.

Em última instância, onde existir uma pessoa, existe um potencial mediador de conflitos. Quem é que afinal não tem por vezes “pensamentos conflituantes entre si ?”. Quem é que nunca duvida de algo? Onde houver um bloqueio, uma dúvida, há um conflito. Portanto há hipótese de mediar.

Enquanto individuo, a capacidade de olharmos para nós próprios como um Todo e ao mesmo tempo como um conjunto de partes, a nível psicológico, é algo que ainda não é ensinado na escola no mesmo momento em que se ensinam p.ex os órgãos humanos (corrijam-me se conhecerem alguma escola que o faça) e é algo que pode ser aprendido. A psicologia será talvez a área mais focada nesse estudo. Existirão porventura linhas filosóficas também dedicadas ao mesmo.

Não é claro quantas destas pessoas que participam nos mais variados cursos praticam efetivamente “mediação de conflitos”. I.e., o ato de uma terceira parte mediar o conflito de outras partes. (para mais detalhes ver http://www.mediacaoconflitos.org/mediaccedilatildeo-de-conflitos.html)

As pessoas ligadas a esta área atuam na mesma como voluntárias, profissionais independentes e juntam-se em empresas, associações e na federação.

E podem atuar no âmbito privado e no público, através dos Julgados de Paz, do Sistema de Mediação Familiar, do Sistema de Mediação Penal e do Sistema de Mediação Laboral. Todos estes sistemas estão atualmente em revisão e antecipa-se pelo menos para alguns deles que abram novas vagas, dando a entender que pelo menos no serviço público, existem efetivamente falta de mediadores face à quantidade de conflitos que chegam aos tribunais.

No que toca à atividade da Mediação de Conflitos enquanto atividade profissional, existe uma lei destinada ao efeito (a lei da Mediação sobre a qual se pode ler mais em http://www.dgpj.mj.pt/sections/noticias/publicacao-da-lei-n-29) existem várias associações e uma federação, que além de ter membros que são associações, e têm membros independentes.

Associações e Institutos
Com acrescentos e adaptado de : https://fmcgeral2018.wixsite.com/federacao/associados (se notarem algum link desatualizado digam)

Empresas de formação e universidades

Pessoas e Entidades que dão formação em Comunicação Não Violenta (com outros ou com esse nome)

Pessoas e Entidades que dão formação em PNL

2 Likes

Caro colega subscrevo cada palavra que escreve…para além de tudo o refere há ainda a considerar Pós Graduações que conferem grau de mediador/a sobretudo e do meu conhecimento na área familiar e de conflitos. Para além destas há mais entidades - mas como eu já nem reparo, de momento não me lembro. Mas irei estar atenta ás redes sociais para completar a listas.
Saudações mediadoras

1 Like

Olá Isabel Rama, obrigado pelo acrescento e desejos de contribuição futura.

Lembrei-me entretanto da Universidade Lusófona do Porto, que oferece uma pós-graduação de mediação de conflitos em contexto escolar:

https://www.ulp.pt/pos-graduacao/mediacao-de-conflitos-em-contexto-escolar

e também da Red Apple, que tem ofertas em mediação em contexto escolar, familiar e comunitária:

http://www.red-apple.pt/formacao/pos-graduacoes-redapple